Por que fazer produção de conteúdo?

Por que fazer produção de conteúdo?

Posted on Posted in Produção de conteúdo

A produção de conteúdo hoje é um dos temas mais importantes de marketing digital. É interessante lembrar, porém, que o marketing de conteúdo não nasceu com a internet: é uma estratégia que existe desde o começo do século XX.

O primeiro case mais conhecido é o do Guia Michelin: o guia foi produzido com o objetivo de explorar mais o turismo. Indiretamente, isso difundia a utilização do automóvel a passeio e contribuía para o mercado automobilístico como um todo. Naquela época, viajar de automóvel era um tanto complicado: as estradas eram ruins e as viagens muito longas.

História do Guia Michelin: um exemplo de produção de conteúdo
Fonte: Guia Michelin

Hoje, a internet e a tecnologia deram espaço para que pessoas e empresas passassem a produzir conteúdo na rede. Assim nasceram empresas especialistas em assuntos específicos, novas profissões e segmentos de negócio e também YouTubers e blogueiros.

Um ponto de atenção é o fato de que isso deu margem a conteúdos de baixa qualidade por um longo tempo, porém nos últimos anos isso entrou em declínio e a qualidade dos conteúdos passou a ser primordial. Se destaca quem produz conteúdo bom e de valor para o usuário.

Diante disso, fica a pergunta: porque fazer produção de conteúdo para minha marca pessoal ou empresarial? Abaixo estão listados os principais argumentos.

1) Atender as necessidades do público-alvo

A produção de conteúdo exige em seu planejamento um estudo prévio das necessidades do seu público. Esse é o ponto mais relevante: se você produzir o que seu público quer ver, conseguirá cativá-lo.

Dessa forma, o público passará a seguir a sua marca e inclusive lhe atribui potencial de viralizar e fortalecer.

Nesse ponto é importante destacar que é preciso pensar com a cabeça do seu público. Para isso, devemos fazer um estudo de persona e entender a fundo as necessidades do seu público, do que eles gostam, como é a rotina e o que costumam ver na internet.

2) Atração orgânica

Usando as palavras-chave corretas de acordo com a sua persona, você ganhará relevância nos buscadores e será encontrado com mais facilidade – dependendo do segmento, consegue inclusive aparecer na primeira página do Google. E o mais legal: sem investir em mídia, pois isso é parte de uma estratégia de SEO.

Ainda sobre SEO, o ideal é alinhar sua estratégia de conteúdo com uma estratégia de SEO para potencializar os resultados. Lembrando que alcance orgânico nos buscadores exige tempo para ter resultado, não é algo que vai funcionar da noite para o dia.

3) Produção de conteúdo te transforma em autoridade e te dará uma imagem positiva

Produzir conteúdo de qualidade exige pesquisa e estudo, o que te torna cada vez mais expert em determinado assunto.

Isso o ajuda-rá a construir a sua autoridade, e influenciará diretamente em como as pessoas percebem o seu negócio, gerando oportunidades futuras de relacionamento.

Outro ponto importante é o fato de que a internet possibilita que as pessoas escolham o que elas realmente querem ver. Hoje é possível filtrar os conteúdos, e isso faz com que a comunicação interruptiva tenha cada vez menos espaço.

4) O melhor conteúdo atrai mais público

Engajamento é um dos principais desafios de marketing digital, e a produção de conteúdo é a melhor estratégia para essa questão. Quanto melhor o conteúdo for, ou o quanto mais ele atender as necessidades do público-alvo, mais seguidores você terá.

Lembrando que a produção de conteúdo exige frequência: a internet está cheia de conteúdos e lembrem-se do ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Se você não tiver estrutura ou tempo para essa produção, você pode contratar alguém para fazer isso para você.

Outro ponto importante é a questão dos canais: nem todos os canais são necessários para todos os segmentos. É preciso estudar aonde está a sua persona, e produzir conteúdo específico para cada canal.

5) E, finalmente: mais vendas!

Quanto mais visitação e seguidores você angariar, mais vendas potenciais para o seu negócio! A autoridade construída através da produção de conteúdo vai influenciar nesse quesito.

Para entender como o conteúdo produzido está apoiando o processo de vendas, é importante sempre mensurar os resultados através de ferramentas analíticas e avaliar a percepção do público através de comentários e reações aos conteúdos disseminados.

Produzir conteúdo exige planejamento e muito trabalho, mas é uma estratégia que vem apresentando cada vez mais resultados na internet.

Tem alguma dúvida? Use os comentários abaixo 🙂 ou nos envie uma mensagem.