Como criar um Facebook comercial?

Como criar um Facebook comercial para a sua empresa?

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Cada vez mais se aproximar dos clientes é importante: ouvir o que eles têm a dizer e estar presente faz a diferença em um mercado tão competitivo. Pensando nisso, criar um Facebook comercial como um canal para a sua empresa se tornou essencial.

É uma forma de estar perto dos clientes, gerar presença de marca, ouvir o que eles querem e têm a dizer, oferecer o que eles buscam criando relevância e valor. A plataforma é também um ótimo canal de atendimento.

Entretanto, muitas empresas acabam criando e usando o Facebook da forma errada. Compilamos algumas dicas de como criar um Facebook comercial para você começar do jeito certo. Mas se você já tem um perfil ou página e está fora das recomendações da plataforma, sem problemas! É possível corrigir tudo sem perder a sua presença 😊.

Diferenças entre perfil e página

O Facebook foi criado para conectar pessoas, e é para isso que existem os perfis. Quando você cria uma conta no Facebook, é criado um perfil que precisa ser pessoal.

A ferramenta não permite que perfis sejam usados de forma comercial, e é para isso que existem as páginas: elas têm o objetivo de divulgar idéias, empresas, conteúdos e muito mais. Se encontrados pelo Facebook, perfis comerciais podem inclusive serem bloqueados.

O Facebook recomenda então que você tenha o seu perfil apenas para uso pessoal, e através dele crie uma página para a sua empresa aonde você irá se posicionar de forma comercial.

Como criar uma página no Facebook

  1. Primeiro, você deve fazer login no seu perfil. Depois, acesse este link e comece a configurar sua página.
  2. Selecione que tipo de página tem afinidade com seu negócio:Como criar um Facebook comercial? Escolha o tipo de página.
  3. Insira as informações da página e aceite os termos:Como criar um Facebook comercial? Insira as informações e aceite os termos.
  4. Adicione uma foto de perfil – uma sugestão é ter o logotipo da sua empresa como foto de perfil, para que a audiência reconheça a sua marca. A imagem deve ter no mínimo 180×180 pixels.
  5. Adicione uma foto de capa – ela deve dar o contexto do seu negócio de forma visual. Você pode aplicar um slogan, contato e a arte inclusive pode “interagir” com o a foto de perfil. A capa vai passar uma primeira impressão sobre sua página para o usuário, então ela é uma peça muito importante para você. Ela deve ter 828×315 pixels.

Pronto, a sua página foi criada com sucesso!

Essas foram as etapas de configurações básicas. Existem ainda outras configurações importantes que devem ser feitas, e elas variam dependendo do tipo de página que você tem.

O Facebook sugere que você já convide amigos logo após a criação, porém é interessante que antes disso a página seja alimentada com alguns posts e as demais configurações para que as pessoas possam ter uma visão melhor sobre o quanto a página poderá ser relevante para elas.

Como fazer as demais configurações?

As demais configurações vão garantir o melhor funcionamento possível para a página, e vão dar informações mais detalhadas para os usuários. Para acessar a aba de “Configurações”, clique no botão com esse nome que está no topo da página, ao lado direito.

  • Configurando mensagens: no menu lateral, clique no botão “Mensagens”. Você pode incentivar as pessoas a enviarem mensagens para a sua página e também configurar mensagens padrão que serão enviadas automaticamente para quem interagir com a sua página.
  • Editar página: nesta seção, você vai poder organizar as abas da sua página – mantenha uma ordem aonde as mais relevantes fiquem em cima. As pessoas vão ver as páginas na ordem que você configurar.Como criar um Facebook comercial? Insira as informações e aceite os termos. Organize as abas da sua página.
  • Atribuição da publicação: garanta que as publicações serão feitas como a sua página, e não como você.
  • Notificações: selecione as notificações que deseja receber – filtre o que é realmente importante para não receber muitas notificações.
  • Funções administrativas: se mais pessoas trabalharem na página com você, ou até mesmo um fornecedor de anúncios ou gerenciamento de redes sociais, você deve vincular elas e suas permissões através dessa aba.
  • Instagram: se você também usa o Instagram, vincule-o nesta seção.

Customizando informações importantes

Existem também outras customizações importantes fora da seção de “Configurações”:

  • Botão: a página tem por padrão um botão logo abaixo da capa, que é muito importante e apresenta alta taxa de conversão. Clique no lápis dentro dele para configurar a mensagem e ação que deseja que o público execute. As pessoas podem enviar mensagens, ligar ou visitar uma página do seu site.
    Como criar um Facebook comercial? Insira as informações e aceite os termos. Configure o botão de ação.
  • Informações da página: logo abaixo da capa, existem outros botões próximos ao “Curtir”. Clique no ícone com três pontos Ícone de três pontose selecione a opção “editar informações da página”. Essas são as informações mais importantes para os seus usuários e que podem facilitar para que a página seja encontrada em buscas dentro da plataforma e fora dela. Complete com o máximo de informações possíveis: contatos, categorias corretas e nome de usuário. Nem todas as informações são relevantes para todas as empresas, mas garanta que todos os itens relevantes para você sejam preenchidos. Edite também os itens “história” e “sobre”, aproveite para contar um pouco da missão da sua empresa e o que ela entrega para o público.

Com isso pronto, comece a convidar pessoas! Comece pelos seus amigos, apresente a sua página para potenciais clientes e divulgue-a em seus canais. Você também pode fazer algumas estratégias de patrocínio para que sua página alcance mais visualizações.

É importante lembrar que o número de curtidas na página ajuda, mas o essencial é que as publicações sejam vistas pelo seu público para que você tenha mais presença digital. Mas isso é assunto para outro post 😊.

E se eu já tenho um perfil?

Nesse caso, a recomendação é que você crie uma página através desse perfil e vincule também o seu perfil pessoal como administrador.

Existe uma forma de já copiar algumas informações do perfil existente, utilizando esse link para criar a página. Após essa etapa, faça o seguinte:

  • Clique no botão “começar”. Aguarde alguns minutos e a página será criada.
  • No topo, procure a opção “Ferramentas de migração de perfil para página”, ao lado direito. Nesse item, você deve configurar as informações básicas e depois selecionar os seus amigos para curtirem a página – as curtidas serão feitas automaticamente.
  • Depois, você pode selecionar as fotos que já estão no perfil e deseja que sejam colocadas em sua página.
  • Com isso feito, verifique a etapa anterior de “Como fazer as demais configurações?” deste artigo e deixe a sua página bem completa.
  • Verifique se as imagens de capa e perfil não precisam de ajustes.
  • Com isso pronto, você pode começar a operar a página através do perfil pessoal, e você deve desativar o perfil que usava de forma comercial.

Esperamos ter ajudado você a construir sua página, e se tiver qualquer dúvida utilize os comentários abaixo ou nos envie uma mensagem.