Marketing digital

Diferenças entre campanhas de visibilidade e conversão

Para criar um planejamento efetivo de marketing digital, é importante entender alguns conceitos de estratégia para que os planos de ação sejam direcionados da forma ideal para a necessidade do seu negócio.

As estratégias para impactar os usuários podem ter o objetivo de gerar visibilidade ou conversão para o seu negócio.

Mas o que são esses conceitos, e como aplicar?

A visibilidade tem como foco tornar a marca ou produto conhecidos no mercado – basicamente, se refere a presença e é muito usada quando se está começando. As pessoas vão começar a ouvir falar em você, e isso poderá gerar consideração de compra no futuro.

Já a conversão é o momento em que devemos impactar o público que já conhece e considera com o objetivo de gerar a venda. Essa é a hora de fechar o negócio, então a comunicação deve ser extremamente direcionada para essa necessidade.

Nos canais digitais é possível acompanhar os clientes ao longo dessas etapas com uma precisão muito grande de informações – chamamos isso de funil de conversão. Por conta dessas informações detalhadas e precisas, conseguimos entender ainda duas etapas intermediárias: a consideração e a decisão. Esse é o momento em que o cliente em potencial já tem um conhecimento mínimo da sua marca e está preparado para saber mais sobre ela, e possivelmente fazer a compra.


Infográfico: CrazyEgg

Através das ferramentas analíticas, conseguimos entender quantos clientes estão sendo impactados e qual o percentual que passou por cada etapa. Esse tipo de análise ajuda a entender como podemos melhorar as comunicações para alavancar os resultados.

Existem diversas ferramentas que podem ajudar com essa tarefa, a escolha delas vai depender do canal que está sendo utilizado. Uma ferramenta que é essencial e comum a diversos canais é o Google Analytics.

Em seus próximos planejamentos não deixe de utilizar os conceitos e ferramentas apresentados para garantir resultados mais efetivos. Depois, nos conte os resultados através das mensagens abaixo ou por e-mail!