Marketing digital

Google Analytics: o que é e como usar no meu site ou aplicativo

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que analisa a navegação e os acessos dos usuários de um website ou aplicativo.

Nós consideramos o Analytics como a ferramenta mais importante a ser instalada em um website, pois através dela é possível entender diversas informações importantes para o negócio.

O que o Google Analytics pode levantar para mim?

  • Acessos ao website: se estão dentro do esperado ou se medidas precisam ser tomadas para melhorar os números
  • Comportamento do usuário: se os visitantes estão utilizando o site da forma esperada ou se existe alguma dificuldade na experiência
  • Problemas e bugs no website ou aplicativo
  • Indicadores de negócio: acompanhamento de vendas, engajamento ou geração de leads
  • Efetividade de investimento em mídias digitais e principais origens de tráfego
  • Perfil dos visitantes do website ou aplicativo

Como disse Peter Drucker: “o que não pode ser mensurado, não pode ser melhorado”. Sem esses dados, não é possível entender essas informações e descobrir se os objetivos estão sendo alcançados, e como. Isso gera impacto direto nos resultados do negócio.

Mesmo sendo uma ferramenta importante muitas vezes a instalação é feita mas os dados são inutilizados, ou a configuração não é feita da forma ideal e ignora os principais recursos – nesse caso as análises acabam sendo muito rasas e o potencial da ferramenta não é explorado. Isso acontece por diversos motivos: falta de tempo ou priorização das análises, falta de mão de obra especializada ou conhecimento.

No Analytics é possível construir relatórios personalizados que podem ser consultados periodicamente, sem a necessidade de saber operar a ferramenta de forma completa. Isso facilita muito o dia a dia de quem precisa dos dados, mas não tem muito conhecimento técnico de como operar o Google Analytics.

Se não tiver alguém na sua empresa com esse conhecimento, você pode contratar um profissional que faça esse trabalho para sua você. Por ser um recurso gratuito do Google, não há motivos para não utilizar :).

Ficou com alguma dúvida? Envie sua mensagem através dos comentários ou utilize o formulário de contato neste link.